segunda-feira, 18 de abril de 2016

Filtrando sua mente - quanto lixo e informações inúteis você ingere diariamente?



Na leitura do clássico Sherlock Holmes somos ensinados pelo próprio detetive a enxugar o que é desnecessário de ser absorvido por nossas mentes. Deixando assim só o que de fato é necessário e fundamental para nossa vida e nosso trabalho ser bem gerido. A formula do genial detetive deveria ser seguida a risco por todos nós que vivemos nesse mundo globalizado. Informações chegam aos montes. Porém se formos ingênuos ou simpatizantes de todas as fontes e besteiras que são ditas e nos mostradas seremos facilmente ludibriados por pessoas fingidas ou malignas que não querem o nosso bem. Sendo assim, o que devemos fazer?
Em primeiro lugar devemos bloquear de todas as formas possíveis as fontes de informação ruins.
Se você tem pessoas do seu convívio pessoal que só compartilham idiotices, a primeira mudança deve ser não permitir que essas pessoas tirem seu foco das outras informações relevantes. Você escolhe se quer compactuar para sua própria lixeira pessoal ou seguir um caminho claro e objetivado em prol da sua mente funcional e criativa para o que realmente interessa. E o que realmente interessa para você?

Dai temos o que eu considero a força motriz de nossas vidas. Os seus objetivos!

Se você busca realização pessoal ou financeira, você deve buscar sempre as melhores pessoas e as melhores fontes de informação. Não se engane, você não cresce sozinho, tudo e todos o influenciam a chegar onde você almeja. Então escolha bem quem o ajudará a atingir seus objetivos. Será a pessoa que só o tira do foco ou a pessoa que o faz caminhar mais rápido para sua própria realização.
É elementar que você tenha confiança nas pessoas ao seu redor. Elas podem te elevar ou te afundar até o fundo do poço.
 E ainda assim quando você atingir a sua própria maneira de filtrar o que lhe é relevante, você ainda terá que tomar escolhas difíceis, e isso o fará alguém que os outros passaram a perguntar sobre determinados assuntos. Você se tornará formador de opinião. E esse processo será ainda mais complicado do que quando você ainda escolhia seu ciclo de influência. É nesse ponto que dentre todas as informações ao seu dispor você terá que tomar suas decisões não apenas por você, mas por todas as outras pessoas que o respeitam. O seu lixo intelectual nunca será extinto, mas você deve reduzi-lo ao máximo para que suas escolhas moldem o futuro de maneira que mais pessoas sintam-se livres dos vícios da sociedade contemporânea de compartilhar tudo o que é irrelevante. Afetando cada vez menos individuos e moldando novos formadores de opiniões que realmente farão do mundo um lugar melhor e mais educado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário