Semana de Uefa champions league é certeza de grandes jogos no cenário futebolístico. Grandes craques despindo um futebol elegante e com o mundo vestido como se fosse ir a opera, mas ao invés de trajar roupas de gala, vestem a camisa de seu clube favorito. O futebol mudou muito no decorrer das décadas, a estrutura principalmente se tornou megalomaniaca, as cifras são exorbitantes e isso logicamente se prova em campo. Hoje temos varios clubes repletos de craques e desses o maior craque da atualidade e um dos maiores de todos o tempos, Lionel Messi é a prova de que com bons profissionais, planejamento, talento e muito trabalho é possível atingir a excelência em qualquer campo da vida. Messi chegou a passar por tratamentos para crescer quando ainda era um jovem na La masia, centro de treinamento da base do F.C Barcelona e a aposta se mostrou certeira, é possível que muitos outros "Messi's" tenham se perdido ao redor do mundo por essa falta de tato dos profissionais envolvidos de desenvolver o talento, por mais que este talento no começo não esteja acessível. ( veja o video abaixo sobre a estrutura do futebol alemão no garimpo de novos talentos).
Muitos clubes ainda tem a visão rudimentar sobre o que é mostrado no video acima, outros estão na direção certa, como é o caso de Cruzeiro, Internacional, São Paulo e Flamengo citando alguns aqui do Brasil, pois já conseguem visualizar que sem estrutura como um centro de recuperação e um investimento significativo na base, no futuro os ganhos não virão. O mundo do futebol pune como já dizia Muricy Ramalho, mas a punição é muito maior para os donos de clubes que continuam com uma visão ultrapassada sobre o que se tornou o futebol atual. A venda de jogadores por exemplo é importante, mas a formação não só física como mental é tão importante quanto o lucro com os jovens atletas. Continuo a citar os melhores, então voltando ao Barcelona, a capacidade dos jogadores de entenderem o jogo é normalmente acima da média, isso porque o trabalho em entender a filosofia de jogo é implantado desde muito cedo para ao chegarem no profissional os jovens não tenham tanta dificuldade em como é dito muito aqui no Brasil de "adaptação".
Hoje temos dois clubes que chegaram ao mais alto nível implantando uma estratégia simples e extremamente eficiente. Se você não está satisfeito com os resultados obtidos, observe e mude o que está dando errado. Foi o que Barcelona e Bayer de Munich fizeram ao mudarem seu jeito de ver e entender o futebol, a mudança nunca trará resultados imediatos, mas é um fato que se as coisas não vão bem, deve ser modificado algo para que comece a dar certo. A aposta dos dois clubes foi a mesma, mesclar o talento que já havia nas bases dos clubes, com jogadores escolhidos a dedo por um técnico moderno e de visão e claro com a estrutura para oferecer a esses talentos e a comissão técnica as próprias ferramentas para se desenvolver o melhor futebol possível.
Concluindo a linha de raciocínio...Os melhores clubes se organizaram e buscaram as melhores peças para se tornarem o que são hoje e os que estão passando por apertos ainda precisam buscar os outros elementos necessários para ascenderem a um nível acima, caso não o façam e continuem com as mesmas formas de trabalho, continuaram a obter os mesmos resultados mediocres de sempre. Afinal hoje o futebol é dinâmico em todas as áreas desde a formação dos jovens até o departamento de marketing em agarimpar contratos mais vantajosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário