quinta-feira, 24 de março de 2016

Por que para realizar um sonho devemos esquece-lo?



"Para realizar um sonho é preciso esquecê-lo, distrair dele a atenção. Por isso realizar é não realizar."
Fernando Pessoa 

Começo dizendo que este texto não é motivacional, nem usa de tom otimista para o ajudar a alcançar algo que no caso é sua meta ou seu sonho. Na verdade o texto funciona como uma válvula de escape do peso que pode ser esse "sonho".

O sonhar é um lugar que vamos por pelo menos metade de nossa vidas, seja em uma conquista amorosa que almejamos, seja no trabalho, em uma viagem, e até nos por menores motivos, nós sonhamos. 
O sonhar é capaz de nos fazer levantar todos os dias e seguir a rotina cansativa que somos submetidos pelo simples fato de visualizar uma meta a ser concretizada. Os benefícios de sonhar são muitos, mas o peso de carregar um sonho pode ser tremendo. Em muitos casos o sonho pode se tornar um pesadelo, quem nunca ouviu essa expressão? Pois é. A mente nos vive pregando peças, e todo o cuidado é pouco para não deixarmos que algo que lutamos a vida toda para alcançar se transforme em um motivo de desistirmos de lutar. Cito o exemplo da pessoa que vive um sonho de se tornar um esportista famoso e após muitas tentativas não consegue atingir esse propósito, pois o tempo é implacável. Como os meninos que jogam futebol no Brasil; ao verem que não serão jogadores de futebol acabam muitas vezes escolhendo o caminho das drogas ou algo parecido. Nesse cenário um sonho se perdeu. Porém a vida é muito maior do que um campo de futebol e continua. Um sonho se vai, tantos outros podem surgir e mais uma vez ficamos presos a seus encantos e adivinha, se mais uma vez não o realizarmos, deixamos de sonhar. Então podemos dizer que esquecer, distrair a atenção é no fim das contas o melhor caminho para realizar um sonho, pois o peso, a culpa, e a pressa, dão lugar ao amadurecimento continuo desse sonho. Sabemos da sua existência, sabemos que lutamos por ele, mas agora nós escolhemos quais armas usar para atingi-lo, o caminho até ele se abre. Quem dera eu tivesse alguém que me orientasse nesse sentido quando mais novo. Quantas oportunidades que eu me precipitei antes da hora teriam me sido dadas uma nova chance ao ver meu amadurecimento em função de saber que eu estava preparado e sabendo que o sonho não era algo fundamental para minha formação e sim uma ferramenta a ser usada para atingir um propósito. Não devemos deixar de lutar por nossos sonhos, mas sim devemos parar de nos martirizar com ele, não é o jeito que você busca alcança-lo que o levará a ele e sim os ensinamentos que ele te passa que levaram ele a você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário