quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Dicas do capitão - Martin Scorsese nos brinda com The Blues, apesar de antigo vale conferir

fonte: acordehendrix.blogspot.com



Sou um apaixonado pelo Blues e suas vertentes e ao assistir essa ótima produção feita pelo celebre diretor Martin Scorsese embarquei em um mundo antigo onde não haviam aparatos tecnológicos para alterar a voz ou fazer qualquer ajuste pequeno no timbre ou acerto de harmonia, os verdadeiros mestres nunca precisaram disso, a música vinha da alma, a voz saia fácil pois apesar de muitas vezes sofrida, cantava a verdade, o ritmo era uma levada quase melancólica e mesmo assim fascinava por imprimir o sopro da vida e que som meus amigos, tudo no blues parece ter nascido dos próprios anjos que davam um pouco de alivio aos pobres escravos que batalhavam nas plantações de algodão. Uma coisa é certa depois do Blues nada mais foi o mesmo.

"The Blues are the roots, everything else is the fruits"
"O blues é a raiz, todo o resto são seus frutos"





The Blues - A Musical Journey (2003)

Com produção assinada pelo consagrado diretor, Martin Scorsese, essa é uma série que conta a história do Blues, de uma maneira poética! São sete documentários, cada um dirigido por um diretor diferente, abordando diversos momentos e movimentos do blues: Feel Like Going Home, de Martin Scorsese; The Soul of a Man, de Wim Wenders; The Road to Memphis, de Richard Pearce; Warming by the Devil’s Fire, de Charles Burnett; Godfathers and Sons, de Marc Levin; Red, White and Blues, de Direção de Mike Figgis; e Piano Blues, de Direção de Clint Eastwood.



para mais blues...Aumenta que isso ai é rock in roll
continue lendo ››

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Dicas práticas do dia a dia - Aprenda a reaproveitar cascas de frutas para fazer limpador multiuso

 fonte: ciclovivo

Há diversos ingredientes disponíveis em casa que podem ser usados para a limpeza doméstica. Além de serem melhores para o meio ambiente, por não conterem substâncias químicas, tais produtos são fáceis de fazer e mais econômicos. Aqui, o CicloVivo ensinará mais uma receita natural, que promete deixar seus móveis brilhando.
A receita de limpeza caseira foi ensinada, originalmente, no blog Clean, de Rachel Wolf e testada pela designer Alê Passarim no Super Ziper. Para fazê-lo serão necessários apenas vinagre branco e cascas de frutas cítricas frescas (como: laranja, tangerina, limão).
Modo de fazer:
O preparo dessa mistura é muito simples. Primeiro, coloque as cascas que escolheu em um pote de vidro: neste caso, pode ser reutilizado um pote de azeitona vazio. Em seguida, adicione vinagre – uma quantidade suficiente para o líquido cobrir as cascas.
O passo seguinte é deixar o pote tampado, descansando por uma a duas semanas. Depois desse tempo, a composição estará pronta para uso, basta coar o líquido e tirar as cascas. De preferência, coloque a substância em um borrifador.
Esse limpador é ideal para superfícies engorduradas, especialmente na cozinha.
continue lendo ››

Tai Chi Chuan pode aumentar seu cérebro e previnir doenças





A arte oriental Tai Chi Chuan vem ganhando cada vez mais popularidade em todo o mundo. Tai chi é um tipo de arte marcial chinesa usada para não só aprimorar as suas técnicas de defesa, mas também para te fornecer uma saúde de ferro e uma mente sã. 

Estudos recentes realizados por cientistas da Universidade do Sul da Flórida e da Universidade Fudan, em Xangai descobriram que idosos chineses que praticaram Tai Chi três vezes por semana experimentaram um aumento no tamanho do cérebro, bem como melhorias em testes de memória e pensamento lógico. 
Os resultados da pesquisa foram baseados em um estudo randomizado em oito meses comparando os que participaram de Tai Chi a um grupo que não o fez. Este estudo mostrou aumentos no volume do cérebro, bem como melhorias cognitivas. O grupo que não participou de fato apresentou até um pequeno encolhimento do cérebro. Estudos mostram que a demência, e a degeneração cognitiva progressiva que se lhe segue, está associado com o encolhimento do cérebro, como as células nervosas e as suas ligações são eventualmente perdidas. Tal como acontece com os últimos ensaios, estudos anteriores têm mostrado que o exercício aeróbico pode aumentar o volume do cérebro, e possivelmente até mesmo a melhoria da memória. A pesquisa indica que o exercício aeróbico pode ser ligada a um aumento da produção de fatores de crescimento cérebro.

"A capacidade de inverter esta tendência com o exercício físico e aumento da atividade mental implica que pode ser possível atrasar o aparecimento de demência em pessoas idosas por meio de intervenções que têm muitos benefícios para a saúde física e mental", disse o Dr. James Mortimer, professor de epidemiologia na Universidade do Sul da Flórida, College of Public Heath 

"Se isso é mostrado, então seria fornecer um forte apoio para o conceito de" usá-lo ou perdê-lo 'e incentivar os idosos a permanecer ativamente envolvidos tanto intelectualmente e fisicamente ", 
 
"Estudos epidemiológicos têm mostrado repetidamente que os indivíduos que se envolvem em mais exercício físicos ou são mais socialmente ativos e têm um menor risco de adquirir a doença de Alzheimer", disse o Dr. Mortimer. "Os resultados atuais sugerem que este pode ser um resultado do crescimento e preservação de regiões críticas do cérebro afetadas por esta doença." 









continue lendo ››

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Plantas Misticas - Beldroega, Sagrada e Suculenta


A beldroega (Portulaca oleracea) é um planta que pertence à família Portulaceae, e também é conhecida pelos nomes portulaca, porcelana, salada-de-negro, beldroega-da-horta e caaponga. Na magia essa planta é utilizada para purificações de altares ou instrumentos, sob forma de lavagens. Ligada aos Deuses Obaluayê, Exú e Tempo. Em muitas comunidades rurais, se utilizam as folhas socadas são aplicadas sob ferimentos para auxiliar na cicatrização.
 
 

Essa planta vive mais de um ano, chega a medir 30 cm de altura (e tem um crescimento acelerado), é rasteira, possui flores espessas e carnudas e pequenas flores amarelas de cinco pétalas. A beldroega às vezes é confundida com erva daninha, pois tem tendência para brotar em plantações e cultivos “espontaneamente”, mas essa classificação para a planta é errada. O que ocorre é que a beldroega se desenvolve muito bem em locais de clima temperado, solos drenados e com muito sol, por isso costuma aparecer também em quintais, calçadas e terrenos abertos.
Nutricionalmente a beldroega é uma planta medicinal e apresenta várias propriedades benéficas para a saúde. Nos anos 80 foi alvo de alguns estudos bioquímicos e, entre todos os vegetais de folha escura até hoje examinados, ela foi apontada como a melhor fonte de ômega 3. É rica em cálcio, magnésio, potássio, ferro e zinco em concentrações que aumentam com a maturação das folhas.

Na alimentação você pode usar as suas beldroegas, acabadas de colher, para compor uma salada, juntar aos restantes legumes numa sopa ou até mesmo fazer um purê, um bom acompanhamento para as refeições principais. O consumo das folhas auxilia na prevenção e no tratamento de determinadas doenças, como as cardiovasculares, hipertensão, diabetes, artrite e outros distúrbios inflamatórios e autoimunes e ainda no cancro.
O chá da beldroega é feito com as folhas, talos e sementes. Para preparar, ferva de 50 a 100g de beldroega para 1 litro de água durante alguns minutos. Em seguida, deixe a mistura “descansar” até ficar morna, coe se preferir. O chá pode ser consumido de 4 a 5 xícaras por dia. A vantagem está no sabor e na potencialização de suas propriedades, que são muito bem aproveitadas neste caso.


Propriedades da beldroega
Rica em ômega 3.
Possui vitaminas A, B e C.
Tem minerais como magnésio, cálcio, potássio, ferro e pigmento carotenoide.
Rica em glicose, frutose e sacarose.
É diurética, emoliente, emenagoga, laxativa, anti-inflamatória e possui a capacidade de estancar o sangue em hemorragias pequenas.

Uso terapêutico da Beldroega
Muito eficaz no tratamento de colesterol, doenças da bexiga, olhos, vermes, rins e vias urinárias.
Seu suco pode ser utilizado para tratar vários problemas (inflamações oculares, queimaduras, eczemas, erisipelas, calvície, entre outros), mas não sendo ingerido, diretamente aplicado.
Suas sementes quando ingeridas combatem vermes intestinais.
Usada para refogar outros vegetais em azeite de oliva e no preparo de sopas e guisados.
continue lendo ››

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

5 humoristas mais engraçados do Brasil na opinião do Capitão

O Brasil sempre foi um excelente formador de bons humoristas, ainda mais quando o país fica numa pindaiba danada de crise e escandalos de corrupção. O melhor jeito de lidar com as situações no minimo de teor espalhafatoso de tão incríveis em certos casos é usar o bom humor. Eu sou daqueles que teme que o país se torne uma piada mundial e seja desvalorizado por isso, o que convenhamos já vem ocorrendo, mas sempre que ligo a Tv e vejo o quão bom e criativos nossos cidadãos são capazes de ser, sempre passando por cima das pindaibas citadas acima com tamanho talento e alegria como já fizeram tantas outras figuraças historicas como foi o Chacrinha, Casseta e Planeta, Trapalhões, Mamonas ( ah grande saudade), Chicão Anisio e muitos e muitos outros. É até "engraçado" dizer mas num país tão ridicularizado por mensalões e falcatruas, eu ainda sinto que o melhor está por vir, pois acredito que o Brasil é sim um país que nunca há de perder o sorriso na cara, e digo isso com muito respeito e responsabilidade de quem quer ver o país para frente, afinal o melhor jeito de caminhar é com um sorriso estampado no rosto. Agora na minha opinião de quem já riu muito com os clássicos como já citei, vamos a lista dos caras mais engraçados e divertidos atualmente no nosso Brasil.

5 - Marco Luque

Esse é o famoso palhacinho como já dizia Marcelo Taz. Consegue se sair muito bem, tanto na Tv, no palco ou no stand up, tem muitas facetas engraçadas e bem elaboradas, sempre com um jeitão meio improvisado e aparentando não saber direito o que falar, mas é só Marco Luque abrir a boca e falar alguma coisa para se ouvir risinhos na plateia do CQC. Merece estar na lista pois altera muito bem seus personagens saindo da mesmice de fazer apenas um personagem.


4 - Paulo Gustavo

Esse eu tenho certeza que muita gente colocaria em primeirissimo lugar por ser um cara que vem estourando no cinema e na tv com seus programas 220volts, Vai que cola e o Minha mãe é uma peça. Porém eu não discordo que ele seja sensacional e seja muito engraçado, mas eu vejo ele como uma bicha enrustida ( eu sei que ele é assumidamente homoxessual) que não tá nem ai para o que os outros vão pensar e usa esse artificio para o humor de maneira bem espalhafatosa ( no bom sentido) e acaba sendo algo irreverente e de certo ponto até novo, mas é como se o personagem se tornasse o homem por trás da criação e para ele sair desse casulo teria que inovar e não mais fazer o bichona que se fantasia de mulher, para não se tornar muito repetitivo.



3 - Rafael Infante

Esse para mim é o melhor do porta dos fundos, o que tem mais a evoluir positivamente na carreira. Sei que o Fabio Porchat é fenomenal também, mas o Infante tem o humor cuspido na cara, aquele famoso cara que só de olhar já da vontade de rir. Seu humor é clássico, é ligeiro e vem na dose certa. Sei que é uma comparação "megalomaniaca", mas quando eu olho o Infante na tela eu me lembro do cara que mais me fez rir no cinema, Jim Carrey.


2 - Fabiano Cambota

Nesse ponto do jogo vocês já devem saber que eu sou fanzaaaaaaaçooo do Mamonas Assassinas então não é de se admirar que o cara por trás das canções do Pedra Letícia esteja em segundo lugar né?! E alias ele é engraçado pra barai até no standup, se vocês não o viram ainda, não sabem o que estão perdendo.




chan- chan- chan- ran...



E o primeiro lugar é de....

















 SOUU EUUUUUU ABESTADOOO O TIRIRICA....



HAHUAHUAHUHAUHAUHAUHUHAU


sacanagem galera, em primeiro lugar um cara tipo assim,  bonito, elegante, sarado, rico ( só que não), simbolo sexual, sim, ele o iniqualavel...

1- Bento Ribeiro


Sei que ninguém vai concordar comigo, mas então eu acho esse cara...esse cara...ele é engraçado...muito engraçado...mesmo.



Se vocês acham que faltou muita gente eu concordo com vocês...vamos as menções honrosas...

Caruso



Sei que vai faltar muita gente, mas enfim...Agora é tarde!

Danilo Gentili

continue lendo ››

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Aprenda como apreciar a arte contemporânea



fonte: canal do ensino

Gostar de arte é uma questão de opinião, certo? Será? Será que você sabe como apreciar uma obra de arte, principalmente em se tratando de arte contemporânea? Este artigo é para você parar para pensar e, até mesmo, aprender como apreciar a arte contemporânea.
Obras de arte contemporânea, mesmo sendo estas figurativas, podem parecer abstratas aos olhos da maioria dos observadores. Além disso, a arte moderna é frequentemente taxada de “desenho de criança” quando o espectador se depara, por exemplo, com uma série de rabiscos ou manchas coloridas.

Evolução da arte

A arte é uma grande incompreendida e o artista, na maior parte das vezes, é taxado de excêntrico ou gênio, sendo a sociedade no geral bastante complacente com suas atitudes, sem nunca levá-los realmente a sério fora de seu campo de trabalho.
É importante notar que o artista na Antiguidade e Idade Média, era valorizado por suas habilidades manuais – aí entendemos o motivo pelo qual no grego antigo, a palavra téchne (“técnica” ou “ofício”) era o mais próximo na língua para designar o temo “arte”. Porém, a ideia de gênio criador, veio somente com a Renascença e a Idade Moderna. A noção de “artista maldito” – aquele sofredor depressivo que através desse fundo de poço e seu dom genial cria grandes obras – se popularizou após Van Gogh que teve um fim trágico, além de cortar a própria orelha.

As obras de arte

A artista plástica e historiadora Aline Pascholati publicou um artigo no site Literatortura no qual ela fala como é o processo de apreciação da arte.
Segundo Aline, quando, por exemplo, pensamos nas mais “recentes” formas de arte, da arte conceitual (que como o nome diz, é o conceito antes de tudo) até as mais tecnológicas e inusitadas (vídeo arte, performance e instalação), a percepção do público leigo é ainda pior, a não ser que se trate de algo interativo, legal e bonitinho.
Aí entra algo fundamental para apreciação da arte: o conhecimento, aliado à observação e à reflexão. É claro que existem obras que devem apenas ser sentidas, ou artistas não muito sérios que jogam algo na tela com o único intuito de ganhar dinheiro, mas isso já é outra história, que não caracteriza necessariamente e exclusivamente a grande maioria dos casos.
É mais fácil admirar e apreciar uma arte bela ou que ostenta alta qualidade técnica, reproduzindo o mundo de maneira “perfeita”. Quando é preciso verdadeiramente refletir para entender uma obra e suas referências, é bastante difícil fazê-lo sem possuir as ferramentas intelectuais necessárias, além de que o ser humano, por natureza, tende a lei do mínimo esforço, com a ideia quase inconsciente de que “pensar dá preguiça”.


Como apreciar uma obra de arte

Aline Pascholati diz que um ponto de extrema importância é que nós não somos educados e treinados a refletir frente a uma obra de arte. E isso é uma característica do Brasil. Em diversos países da Europa, principalmente no caso da França, as crianças entram desde cedo em contato com a arte – até mesmo a contemporânea.
Aline conta que já presenciou diversas vezes no Museu do Louvre, em Paris, professores e alunos, com menos de dez anos de idade, frente àquelas imensas pinturas a óleo. E antes de “explicar” a obras, o mestre pedia que as crianças dissessem o que pensavam e o que sentiam enquanto observavam. E nesse meio ia explicando sobre a arte.
A artista ainda diz que sente falta aqui no Brasil de um treino da simples reflexão, através da qual podemos penetrar em pelo menos parte da obra. Sobretudo no mundo da arte contemporânea, essa reflexão é extremamente importante, pois, apesar de alguns artistas tratarem de temas facilmente reconhecíveis, como aqueles que fazem referência à cultura pop, muitos possuem temas únicos e maneiras exclusivas de representá-los, gerando assim, uma quantidade bem grande de informação a assimilar.
Segundo Aline, nos dias atuais está mais difícil definir a que estilo ou corrente artística este ou aquele artista pertence. Pelo menos em teoria, hoje o artista é completamente livre e a falta desses padrões dificulta uma leitura mais automática da obra.

Dicas para apreciar obras de arte

Aline Pascholati dá algumas dicas que podem ajudar:
  • Comece por mostras mais “fáceis”, digamos de algum artista renomado, seja um daqueles “das antigas”, um Da Vinci, por exemplo, ou um dos grandes da arte contemporânea.
  • No caso de uma visita a um museu bem grande, com centenas de obras, escolha somente algumas, as que lhe chamaram mais atenção ou aquelas que já ouviu falar. E então pare frente a esta, observe, sinta, interprete, aprecie. Tentar absorver um Louvre inteiro em uma só visita pode ser bastante desgastante.
  • Tudo bem que, quando você é um turista, quer absorver o máximo no pouco tempo que tem. Mas vá com calma, senão você sairá de lá com um turbilhão de imagens misturadas e dor de cabeça.
  • Escolha algumas peças de cada período e as “famosas” do museu em questão, se você fizer questão de vê-las. Esse exercício pode ser feito em qualquer tipo de museu.
  • Leituras de arte: leia sobre arte, seja livro, revista, entrevistas de artistas, e não só isso, mas também música, cinema – pois as artes se influenciam mutuamente e assim será mais fácil reconhecer referências diretas que as cruzem.
Pouco a pouco, esses quadros, esculturas e todo tipo de arte que, a princípio pareciam incompreensíveis, passará a ter talvez um pouco mais de sentido, na maioria dos casos.
Embarque nessa aventura e aprenda a apreciar arte contemporânea! É conhecimento e alimento para mente e alma.

Leia também... A história da arte...

Um ótimo 2016 para você...que seja um ano de muitas vitórias e realizações!
continue lendo ››