quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Neffos C5 - comprei e me amarrei




A TP-Link, conhecida por seus dispositivos de rede, como roteadores e repetidores Wi-Fi, entrou no segmento de smartphones ano passado no Brasil. Confesso que me surpreendi mesmo com o preço do aparelho, nada mais nada menos que R$500! por um smartphone que não deve nada para os seus concorrentes...ou será que deve?


ele é um intermediário simples, sem muitos destaques, mas que se propõe a ser isso, um smartphone com specs padrão, por um preço mais baixo e competência para lidar com o uso básico do dia a dia

O celular tem 2 GB de memória RAM e uma memória interna de 16 GB, podendo ser expandida para até 32 GB.

A favor:

  • Custo x benefício interessante;
  • Design prático, bonito e simples;
  • Duração interessante de bateria.

Contra:

  • Processamento é para uso leve a médio;
  • Sistema precisa de alguns ajustes;

Tela

Não há novidades ou destaques na tela, sua vantagem é ser grandinha em um aparelho mais barato. Também é uma boa notícia o fato de ser uma IPS, que tem boa visibilidade em ângulos maiores, sendo melhor do que uma TFT, que ainda aprece em alguns aparelhos por aí e pode ser antiga.
Essa tem 5 polegadas e cores equilibradas, além de definição HD de 1280 x 720 pixels com uma densidade de 294 ppi. Não é impossível enxergar os pixels, mas faz um bom trabalho na acuidade, sendo bem competente. Seu brilho máximo é bom em interiores, mas pode incomodar um pouco ao sol.
É um vidro Asahi Dragontrail, resistente a riscos e quebras. Também tem uma película na caixa, para já deixar protegido logo que se compra um. Há uma mínima moldurinha do friso prata que também vai evitar acidentes básicos. É um vidro macio e fácil, com proteção oleofóbica, não tive problemas de navegação.
O teclado é o oficial da Google, então é altamente personalizável e tem diversos ajustes para corrigir textos e tornar a escrita mais fácil. Dá para escrever até por arrasto em cima das letras e colocar emoticons mais à disposição.
A moldura ao redor não é muito pequena, e isso ajuda a ter menos erros de escrita, porque você não encosta sem querer na tela. Por ser estreito, dá até para escrever com uma só mão, ainda mais por arrasto. No geral, consegui escrever rápido e com boa ajuda dos corretores.

Hardware e processamento

Pegando pelo seu preço, não é de se esperar nenhum foguete, mas a TP-LINK surpreendeu por trazer um smartphone que entra nas especificações básicas decentes de um intermediário. Temos um chipset MediaTek MT6735, CPU Quad Core 1.3 GHz Cortex-A53 64-bit, GPU Mali-T720 450MH e 2GB de RAM.
HARDWARE
Chipset MediaTek MT6735
CPU Quad Core 1.3 GHz Cortex-A53 64-bit
GPU Mali-T720 450MHz
2GB de RAM
BENCHMARKS
AnTuTu: 31899
Geekbench: 622/1849
Vellamo: 2577 (Chrome) / 2405 (Internet) / 2256 (WebView)
PCMARK: 3685
Epic Citadel: 58.3 AP, 58 AQ, 39.3 UAQ
3DMark: 5857 IS, 4963 UN, 3170 EXT, 125 SS
É quase a mesma especificação do Quantum GO, com um chipset e CPU diferentes, tá interessante. Mas esse processamento leva ao uso básico, não se esqueça. Não temos um aparelho ruim, de entrada, mas não abuse das tarefas.
No jogo Disney Crossy Road, por exemplo, ele deu suas tropeçadas, mas dá para jogar. É um jogo exigente, e você vai se dar melhor com coisas mais leves, como Sonic Dash 2. Testei também com o Asphalt 8 e foi 90%, joguei com os gráficos no máximo com mínimos tropeços, gostei.
Sua multitarefa é melhor com apps mais leves, como email, até um WhatsApp, não muito boa em jogos e navegadores. Mas não tem problemas em tarefas do dia a dia.
Suas conexões são as suficientes para um bom uso diário, com Wi-Fi 802.11 b/g/n (surpreende não ser dual band, sendo um TP-LINK), WiFi Direct, WiFi Hotspot, Bluetooth 4.0 com LE, GPS com A-GPS e GLONASS e USB 2.0. Ou seja, abrange tudo o que você precisa fazer em um dia normal.
Nos sensores ele é básico também, com acelerômetro, proximidade, bússola, luminosidade, orientação e magnetômetro. Para os dados ele é bacana: além de ser 4G — um 4G com bom preço — é dual SIM, dual stand by e dual 4G. Isso significa que os dois chips ficam alertas para uso, mas quando um está sendo usado, o outro fica desligado.
Mas o dual 4G significa que os dois slots aceitam 4G. Não funcionam os dois ao mesmo tempo em 4G — um fica em 2G — , mas você pode alternar essa conexão entre um e outro. Geralmente, o segundo slot é só 2G.

Sistema operacional e usabilidade

Não sendo uma empresa grande (e às vezes nem assim), não era esperado um Android muito recente, e por isso temos aqui o Lollipop 5.1, que já é um pouco antigo. As informações oficiais da TP-LINK é de que não há previsão para updates. Pode acontecer, mas por enquanto não há planos.

Câmera

Mais uma vez, configurações padrão. A câmera traseira tem sensor de 8 megapixels, abertura de 2.0, foco automático e por toque, flash de LED duplo, HDR e detecção facial e por sorriso. Senti falta apenas da geolocalização.
É uma câmera razoável para sua faixa de preço, trouxe qualidade de um aparelho de entrada. A melhor dica que eu dou é para não usarem o modo inteligente, e sim o normal. Isso porque o inteligente deixou as fotos com uma gradação de cor estranha, parecia que tinha um filtro dos anos 80 aplicado.
No modo normal, fica bem melhor, paisagens com boa luz e bons detalhes. Em imagens em baixa luz a granulação foi baixa, embora a nitidez acabe se perdendo em algumas ocasiões.

Galeria de fotos

O flash duplo é potente e precisa saber ser usado para não estourar as imagens. Quando não estoura, fica ótimo. Tirei fotos muito boas em internas com sol batendo forte, com detalhes e luzes muito interessantes. É uma câmera de lua, vai depender da condição certa para fazer as melhores capturas.
O contraste foi razoável, assim como o zoom, que ficou com baixa acuidade. O macro é mais decente, embora granule ligeiramente. Retratos ficaram sem muitos detalhes de pele, mas às vezes é isso o que queremos. Vai servir bem para redes sociais e mensageiros como WhatsApp.
O vídeo, feito em Full HD, infelizmente é em 3gp, uma compressão inferior. Isso faz com que a imagem fique em camadas em baixa luz. A captação de áudio é meio baixa, mas é uma lente luminosa e embora o foco automático seja meio lento, pelo menos temos ele. Vai servir para registros do dia a dia.
A câmera frontal tem 5 megapixels, abertura de 2.2, vídeo em SD e dois modos muito legais de captura, além do modo beleza: captura por sorriso e por gesto, quando fazemos um V com os dedos (tem também na câmera traseira). Funcionaram bem. Foram capturas interessantes, pena que um pouco pequenas, mas ainda legais para redes sociais.
A interface é simples. De um lado, botão de acesso a filtros (7 no total, estilo Instagram), seletor de foto ou vídeo, botão de captura e acesso à galeria. Junto a eles há um botão de flash, de modo (inteligente, normal, paisagem, comida, beleza, HDR e panorama) e o de virar a câmera.
Arrastando o dedo de fora para dentro encontramos um menu onde se ajusta marcador de hora, temporizador, modo de captura, som, foco forçado, tamanho da imagem, entre outros. Há poucas mas suficiente opções.

Som e mídia

O som externo não é super alto, mas gostei do volume, é alto. A saída de som na traseira possui dois minúsculos pezinhos para evitar que o som fique totalmente abafado, e tenha ajuda da reverberação da superfície em que está.
Por não ser mega alto, não estoura em volume máximo, e até que não caiu demais para os agudos. É um som decente, em parte por causa dos ajustes de reforço de som. Um deles é o BesSurround, o outro é o BesLoudness. Ambos ajudaram a melhorar esse áudio.
Já com os fones de ouvido, fica melhor sem o ajuste para ele, o BesAudEnh. Com esse, fica um som muito abafado. No geral, é um áudio de bom volume, com estéreo legal, mas não tem amplitude e clareza muito bons, ficando meio abafadinho mesmo com o ajuste desligado. Os fones são as antenas do Rádio FM.
Para vídeos, a tela tem um tamanho bem confortável, e a tecnologia IPS ajuda nos ângulos. Com 5 polegadas dá para ver vídeos e jogar bem, só tem que segurar certinho para não tampar a saída de som, mesmo que isso seja meio difícil.

Bateria e armazenamento

A carga da bateria é algo perigoso, pois são apenas 2200 mAh, coisa de Moto G de gerações anteriores. Ainda assim, como o processamento e a tela não exigem tanto, tive números legais aqui. No app PCMark, que simula diversos usos para a bateria, foram 7h10.
No uso normal do dia a dia, tanto com WiFi como em 4G, cheguei a uma média de 14 horas, um número bem suficiente para você ficar fora de casa o dia todo e só recarregar quando vai dormir. Nesse uso as conexões ficaram ligadas sempre e joguei, ouvi música por streaming, conversei no WhatsApp, usei o Snapchat, entre outros, em uso moderado.
Para recarregar, ele não é muito veloz, você coloca na tomada e esquece. Foram apenas 10% em 15 minutos, 20% em 30, 40% em uma hora e toda a carga em duas horas.
O armazenamento não é de 8GB, e isso já é motivo de comemoração. São 16GB no total, dos quais 8,3GB estão disponíveis para você instalar seus apps preferidos. Se tivessem menos apps do sistema, teria mais espaço.
Mas o legal é que ele também tem slot para cartão microSD, e apesar de os dados oficiais informarem que ele aguenta até 32GB, testei com sucesso um cartão de 128GB. Assim, dá e sobra, mesmo com o de 32GB, para você levar consigo seus arquivos pessoais e mídias. Pena que não dá para instalar uma parte dos apps nos cartões.

Conclusão

No geral, o Neffos C5 não tem nenhum defeito que o deixe incomprável. Você apenas precisa lembrar que ele é um intermediário de entrada, praticamente. E antes de reclamar do preço, lembre-se do fim da Lei do Bem e do dólar alto.
Ele é totalmente fabricado na China, mas a garantia é direta da TP-LINK, de 12 meses para o aparelho e 6 para a bateria. Se o seu aparelho der um problema que caiba na garantia, a TP-LINK não conserta, te dá um aparelho novo.
Seu sistema precisa de mais alguns ajustes, e alguns updates menores estão saindo aos poucos. Infelizmente, ainda não há previsão para um update do Android, mas com a chegada do próximo aparelho da linha no Brasil, o C5 Max, talvez o Marshmallow chegue.
É legal o fato de ter 2GB de RAM, aguentar SD de 128GB e também de ser dual 4G, além de ter tido uma duração legal de bateria. Ou seja, ele tem seus prós e contras, com prós que trazem um sorriso no canto da boca.
É um bom aparelho para quem busca o seu primeiro, para quem não precisa de processamento monstro e só quer uns joguinhos casuais, ligações, emails e muito WhatsApp. Taí um aparelho simples para trabalhar. Não espere milagres com jogos exigentes.

fonte: eutestei.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário