quinta-feira, 13 de junho de 2013

CARISMA - o que é preciso para ser carismático?

Como Ser uma Pessoa Carismática














Você já reparou como algumas pessoas conseguem cativar todos? Não importa qual seja a aparência delas ou quanto dinheiro possuem, essas pessoas podem simplesmente entrar em uma sala e imediatamente ser o centro das atenções. Quando elas saem, as outras pessoas pensam nelas e querem imitá-las. Isso é carisma, uma espécie de magnetismo que inspira confiança e adoração. Como a beleza, sorte e posição social, o carisma pode abrir muitas portas na vida. Ao contrário dessas outras qualidades, qualquer pessoa pode tornar-se mais carismática.














  1. Relaxe. Carisma consiste em canalizar sua energia para outras pessoas. Se você canalizar o estresse e a ansiedade, as pessoas vão ser repelidas. Se você canalizar relaxamento e tranquilidade, as pessoas serão atraídas para a sua calma, e vão querer ser como você. Lembre-se de que muitas pessoas podem estar tão nervosas quanto você, então, respire e relaxe.









  2. Pareça confiante. Carisma não é o mesmo que confiança, mas parecer confiante pode torná-lo(a) mais carismático, pois a sua confiança irá deixar os outros à vontade, além de inspirar fé em suas habilidades. Certifique-se de usar o contato visual adequado para parecer confiante e interessado(a).

    • Melhore a sua postura. Nada transmite mais confiança do que uma boa postura. Fique de pé ou sente-se em linha reta, mas não de forma rígida. Quando você cumprimentar alguém, dê um aperto de mão firme e olhe a outra pessoa nos olhos. (Por favor, não amasse os anéis. Ui!) Mostre linguagem corporal positiva enquanto você estiver falando com alguém ou mesmo quando você estiver apenas à espera. Sente-se de frente para a pessoa ou as pessoas com a(s) qual/quais você estiver falando, descruze as pernas e braços, e mantenha suas mãos longe de seu rosto. Fique à vontade e não incomode ou transmita nervosismo.

    • Ponha-se em uma posição de igualdade. Não importa com quem você esteja falando, trate a todos com igualdade. Se você estiver falando com um potencial empregador, um grupo de doadores ricos, uma criança, um estranho ou com um(a) garoto(a) atraente, por exemplo, não os coloque em um pedestal ou deprecie-os. Seja respeitoso(a) com as outras pessoas, é claro, mas respeite-os como iguais e espere que eles o(a) aceitem como tal.











  3. Desenvolva uma personalidade acolhedora. Se você for esnobe, ninguém vai se sentir na obrigação ouvi-lo(a). Desfrute da companhia de outras pessoas. Aprecie suas diferenças e receba-as em sua vida.

4.




Entre em contato com suas emoções. Pesquisas mostraram que as pessoas que geralmente são carismáticas sentem fortemente as emoções e também são capazes de se relacionar com o que os outros estão sentindo. Ironicamente, em muitas sociedades, a supressão da emoção é considerada desejável. Não tenha medo de sentir raiva, dor, tristeza ou euforia, e não tenha medo de comunicar suas emoções. Também esteja ciente de que há uma diferença entre suprimir suas emoções e controlar como você as expressa. É este controle que é verdadeiramente desejável. Sempre seja sincero(a) - emoções falsas raramente atraem alguém.

5.



Combine sua linguagem corporal com o seu discurso. Talvez a característica que defina as pessoas carismáticas seja a capacidade de usar a linguagem corporal de forma eficaz ao se comunicar. Gesticular é importante, mas os gestos bons não são arbitrários.



    • Veja como outras pessoas gesticulam. Observe como alguns gestos dos oradores parecem falsos ou fora de sincronia com a sua mensagem. Essas pessoas só conseguem a incerteza como resultado. Outros oradores usam a linguagem corporal excepcionalmente bem. Geralmente, esses são os comunicadores mais eficazes e parecem mais confiáveis e competentes. Estas pessoas são, frequentemente, atores de sucesso, líderes religiosos e especialistas. Procure por bons e maus exemplos do uso da linguagem corporal. Preste atenção e aprenda.

    • Pense em seus próprios gestos. Quando você fala, sua linguagem corporal é compatível, ou você fica nervoso, indiferente ou entediado? Se você é apaixonado por algo, os seus gestos comunicam isso ou você fica calmo?

    • Pratique em um espelho. Observe a si mesmo(a) no espelho e faça um discurso ou mesmo finja manter uma conversa. O que os seus olhos estão fazendo? E as mãos? Você parece um político astuto ou uma pessoa carismática? Alguém poderia saber que emoção você está tentando transmitir, mesmo não podendo ouvi-lo? Pratique regularmente e tome nota do que você precisa para melhorar.

    6.






  1. Pense antes de falar. Não encha linguiça em suas comunicações diárias. Tente fazer valer cada palavra e pense sobre como você vai formular a frase antes de abrir a boca. Se você não tiver algo importante a dizer, permaneça em silêncio. Com um esforço contínuo, as palavras certas virão até você mais facilmente. Pode parecer surpreendente, mas limitar a quantidade que você fala vai tornar o que você tem a dizer mais interessante.

7.









  1. Fale com convicção. Como os gestos, a maneira como você diz algo pode ser tão importante quanto o que você diz. Diga algo importante e diga com convicção. Fale em um ritmo descontraído e claramente. A partir desta base, varie o tom, ritmo e volume para enfatizar suas palavras mais importantes e para manter o seu discurso interessante. Grave-se falando e garanta que o seu discurso complemente a sua mensagem.

8.








  1. Trate as pessoas como elas querem ser tratadas. Faça com que cada pessoa que conhece se sinta como se ele ou ela fosse verdadeiramente importante, independentemente da sua primeira impressão ou a reputação da pessoa. Se as pessoas se sentirem bem consigo mesmas, elas serão atraídas para você e terão uma opinião melhor a seu respeito.

    • Ouça ativamente quando os outros falarem. Dê a alguém a sua atenção quando ele ou ela estiver falando com você. Faça contato visual e acene em acordo ou faça breves interjeições, como "sim" ou "Ok", para assegurar à pessoa que você a está ouvindo e está interessado no que ela tem a dizer. Um breve toque no braço pode enfatizar o seu acordo ou empatia com algo que alguém disser e pode fazer a pessoa se sentir conectada a você.

    • Faça as pessoas se sentirem especiais. Aprenda e lembre os nomes das pessoas e dirija-se a elas pelos mesmos. Sorria de verdade quando você cumprimentar alguém. Elogie livremente, mas seja sincero(a) e aceite elogios graciosamente e sem qualquer problema.

    • Imite a linguagem corporal das pessoas com as quais você estiver conversando de modo que você possa se aproximar delas de uma forma não-verbal.

    9.







  2. Olhe as pessoas nos olhos quando você estiver falando com elas. Não olhe para baixo, não olhe ao redor da sala ou por toda parte, mas para elas. Envolva-as com os seus olhos, não apenas com a sua voz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário