segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Prana - A energia cósmica do ser

 








 

---

Quando falamos de energia, pensamos principalmente nas energias que obtemos do Sol, Água, Alimentos e Ar. No entanto, há mais um tipo de energia; que é autogerada e cuja qualidade pode ser refinada e direcionada.

Essa energia viaja de célula para célula dentro do corpo, tem vibrações, gerando assim um tipo de corrente elétrica ou energia elétrica. Essa força de energia vital é Prana – que conecta nosso corpo e mente.

O que é Prana?

De acordo com escrituras antigas, Prana é a primeira energia. A palavra Prana vem da raiz sânscrita 'Pra' que significa primeiro e 'na', que significa a menor unidade de energia; da qual surgem todas as outras formas de energia.

É Onipotente, não tem forma, cheiro, cor, sabor ou figura; e não pode ser criado nem destruído, mas pode ser transformado de uma forma para outra.

Prana é necessário para processar todas as funções vitais do nosso corpo, o que inclui respiração, assimilação, digestão, eliminação e cura. No entanto, na maioria das vezes, tendemos a tomar essas funções como certas e, portanto, indiretamente, tomamos nossa saúde como certa também.

Prana a energia varia com o estado da mente e do corpo

Nosso estado de espírito tem uma ligação direta com a quantidade de energia que temos. Uma pessoa pacífica e equilibrada terá mais energia do que uma pessoa estressada e desequilibrada. A principal causa dos nossos problemas de saúde é a crise de energia. Mas nosso corpo é inteligente e sensato o suficiente para saber como, quando e onde usar essa energia. Ele a direcionará de acordo com as necessidades e requisitos do corpo.

Se, por exemplo, a energia for imediatamente necessária para o processo de digestão, então ela redirecionará as energias das outras áreas para o sistema digestivo.

No entanto, caso estejamos com uma certa infecção ou estejamos lutando contra uma doença, então são necessárias mais quantidades de Prana. Nosso corpo pode não ser capaz de cumprir os requisitos desejados, se nossos níveis de energia da linha de base já estiverem baixos. Esse baixo nível de energia pode ser devido a várias razões, como um estilo de vida pouco saudável, condições ambientais, estresse emocional ou físico.

Devido a essa falta de energia, nosso corpo não consegue se curar; pois os processos vitais do nosso corpo são afetados e não funcionam da melhor forma possível. Por isso, nos sentimos letárgicos, doentes e indispostos.

Lembre-se, boa saúde não pode ser definida apenas como um corpo livre de doenças. Boa saúde acontece quando todos os órgãos e sistemas vitais do nosso corpo trabalham em seu nível ótimo; de modo que, se houver qualquer tipo de mudança ambiental, nosso corpo responde apropriadamente.

Para recarregar nosso Prana, não devemos apenas fazer mudanças no estilo de vida, mas também nos conectar com a consciência divina ou superior; que é a Casa de Poder de toda energia.

O que fazemos quando a bateria do nosso telefone descarrega? Nós o conectamos a um carregador para recarregá-lo, certo? Da mesma forma, o que poderíamos fazer quando nos sentimos esgotados, desanimados ou sem entusiasmo? Precisamos nos conectar ao melhor carregador de energia que pudermos ter; isso também é gratuito.

Este carregador não é outro senão o próprio Deus. Então, vamos nos conectar com ele por meio da Meditação, Pranayama e Oração para recuperar nosso Prana e compartilhar nossa energia ao redor.

Compreendendo o Prana

Se soubermos como trabalhar com Prana, podemos transformar todos os problemas negativos da nossa vida em positivos; como problemas de saúde em bem-estar, estresse em paz de espírito, um relacionamento não tão bom em um vínculo forte e saudável.

Todos nós já experimentamos as 'vibrações altas' e as 'vibrações baixas' em algum momento. Essas energias nada mais são do que Prana.

Momentos de alta vibração são cheios de Prana – emitindo amor, felicidade, alegria, unidade e paz. Momentos de baixa vibração carecem de vitalidade e trabalham em todos os tipos de emoções negativas; como medo, raiva, ciúmes. Em nossa vida cotidiana, às vezes nos deparamos com pessoas que mal conhecemos, mas ainda assim tendemos a gostar dessas pessoas; porque elas irradiam energias e vibrações positivas.

Só estar perto deles eleva nosso espírito, porque eles emitem positividade. Poderia ser o contrário também. Pessoas com vibrações baixas exalam uma aura, que não é positiva por natureza. Podemos comparar essas pessoas com vampiros energéticos, que sugam energias em vez de emiti-las. Não apenas pessoas, até mesmo lugares e nossas refeições têm vibrações.

Lugares como florestas, colinas, templos, estúdios de ioga e salas de meditação geralmente têm vibrações altas; enquanto hospitais, bancos, locais de trabalho etc. podem ter vibrações baixas, dependendo do relacionamento que você compartilha com o lugar.

Refeições de alta vibração incluem alimentos frescos e bem cozidos com nutrientes de vida ativa de plantas. Alimentos de baixa vibração incluem jantares preparados no micro-ondas, batatas fritas, refrigerantes, alguns pães etc., pois carecem de força vital. Lembre-se sempre, vibrações e energias falam mais alto que palavras.

Prana e respiração não são a mesma coisa

Prana está relacionado à respiração, mas, na verdade, não é respiração. A respiração é o meio pelo qual o Prana se move. A respiração é um veículo e o Prana é o passageiro.

Se tivermos que transportar bens de um lugar para outro, então precisamos de um veículo para transporte. Em termos iogues, este veículo é a respiração e os bens/coisas não são nada além de Prana. O veículo deve ser bem conservado e mantido em boas condições, para permitir que Prana se mova livremente em nosso sistema.

Portanto, precisamos trabalhar nossa respiração, para trabalhar nosso Prana. Podemos viver sem comida e água por dias, mas não podemos viver sem Prana. Se Prana deixa nosso corpo, morremos.

A arte de dominar o Prana é chamada Pranayama. Então, vamos todos viver conscientemente e dominar a arte do Pranayama, para levar uma vida Saudável e livre de Doenças!



Nenhum comentário:

Postar um comentário